14 de jun. de 2014

Cabo de Cassete para MSX Hotbit

Revirando as caixas de sucata, lá vai uma história meio antiga...
À época, final dos anos 80 e durante os anos 90, tive vários Gradiente Experts, mas só recentemente (em 2010) consegui um Sharp/Epcom Hotbit.
Logicamente parti para o processo usual de limpeza e testes, apesar do micro estar muito conservado, e me deparei com um pequeno problema que eu não lembrava: a porta de cassete não é compatível com a do Expert, pois o Hotbit usa a mesma pinagem dos MSX japoneses, e eu não tinha nenhum cabo adequado ou conector DIN de 8 pinos sobrando. A solução foi essa pequena gambiarra usando um conector DIN de 5 pinos que estava na sucata:
Como dá para perceber pela foto, esse conector não tinha todos os pinos, mas como são necessários apenas dois pinos para fazer a leitura (GND e EAR), deu pro gasto.
Outro ponto interessante é que optei por usar um plug P2 estéreo ao invés de mono, pois o plug estéreo funciona em qualquer aparelho, já o plug mono não é bem aceito principalmente em algumas saídas de som de PC/notebook e alguns celulares. Apesar de usar um plug estéreo, apenas um dos canais está ligado, não são necessários e nem é aconselhável usar os dois.
O esquema é muito simples:
Nota: O conector DIN está de frente, na mesma posição da foto no início do artigo.
Obviamente esse esquema serve também para a maioria dos MSX japoneses.

6 de jun. de 2014

Tetris 30 anos

O Tetris fez 30 anos hoje (06/06/2014), isso mesmo, trinta anos transformando pessoas em zumbis :)
O jogo simples e realmente bom, não apenas viciante, é um dos casos mais conhecidos pela bagunça que são os direitos autorais e de como a burocracia pode melar com a vida de qualquer um.
O Tetris original foi concebido por Alexey Pajitnov em um Electronika 60 (Электроника 60), um minicomputador soviético dos anos 70, como um estudo matemático que ganhou o mundo e explodiu nas mãos da Nintendo com seu GameBoy. Aliás, um dos motivos do sucesso do primeiro GB foi justamente o Tetris.
Alexey Pajitnov jogando o Tetris original em um terminal do Electronika 60
Mas se você já andou lendo as postagens anteriores nesse blog, deve imaginar que o post não é sobre os feitos do jogo em si... apenas observe toda a beleza de um jogo com uma linguagem gráfica única construído apenas com caracteres não-gráficos:
Tela do Tetris original
Existem muitos jogos que usam apenas caracteres semi-gráficos, e são incríveis, mas isso é outro patamar e sempre me impressiona muito.
Em tempo, a BBC tem um excelente documentário sobre o Tetris, você pode assisti-lo no YouTube:

Parabéns Tetris, parabéns Alexey Pajitnov pela sua criação.