Faz alguns anos que tenho uma multifuncional Epson EcoTank L455 e não lembro de ter escrito sobre ela aqui...
Essa impressora faz parte da linha EcoTank de impressoras que contam com reservatórios de tinta (bulk ink) e, por isso, são muito econômicas. Para ter uma ideia (considerando que faço uso esporádico imprimindo alguns documentos com qualidade normal em papel sulfite comum e algumas fotos em papel fotográfico próprio - talvez 50 páginas por mês no total) a primeira carga de tinta preta que acompanha a impressora só foi reposta agora (em 2017) depois de três anos - TRÊS ANOS - de uso e as cargas de tinta colorida (magenta, ciano e amarelo) ainda estão na metade. Minha multifuncional anterior - Epson Stylus CX4700 - usa cartuchos comuns que não duram muito mais que um mês (considerando o meu uso) e custam (em 2017) basicamente o mesmo que um refil (664x) da L455 (cerca de R$49,90 cada cor) - Valores para cartuchos e refis de tinta originais da Epson comprados em revendedores oficias.
A L455 é basicamente uma versão melhorada da L355 - que eu acredito foi a primeira EcoTank lançada pela Epson no Brasil. Visivelmente a maior diferença está no painel de controle que conta com um pequeno display gráfico colorido, mas "A" principal diferença está na forma como a impressora trata o Wi-Fi...
Enquanto a L355 tem o Wi-Fi completamente engessado (necessitando um PC para configurá-lo e programas especiais para acessá-la) a L455 pode ser completamente configurada sem conectá-la a um PC e uma vez na rede pode ser acessada diretamente por qualquer dispositivo e ainda suporta o Google Cloud Print nativamente... enfim uma ótima atualização de recurso.
Mas apresentar uma impressora de três anos não é o objetivo desse artigo...
O procedimento a seguir é para a instalação em sistemas baseados em Debian/Ubuntu e variantes, mas não é muito diferente para outras distribuições, bastando baixar os arquivos adequados.
A L455 pode ser instalada com o driver OpenPrinting para a L355 (epson-201207w) sem prejuízo aparente usando o assistente de instalação de impressoras do próprio Ubuntu. Esse driver é fornecido pela própria Epson e não é totalmente open source, mas funciona.
Em algum momento existiu um driver OP específico para a L455 (epson-201401w) porém eu não sei o porquê ele saiu do sistema, mas existe uma maneira de instalar esse driver usando o pacote fornecido pela própria Epson. Para isso é necessário buscar drivers Linux para a L455 no site http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/?OSC=LX:
Serão listados os links para o utilitário da impressora, o driver de impressão e o pacote com driver e utilitário do scanner. Nesse momento é o mais importante é baixar o driver de impressão (v. 1.0.0 01-30-2015, na época de publicação desse artigo):
Aceitar a licença para ter acesso aos links de download e clicar em "transferir" no pacote ideal para o sistema e arquitetura alvo:
Na imagem acima está marcado o arquivo correspondente ao pacote DEB para arquitetura amd64, obviamente para arquiteturas 32-bit deve-se baixar o pacote i386.
Instalar o pacote com o comando a seguir, substituindo o nome do arquivo pelo necessário:
$ cd Downloads/
$ sudo dpkg -i epson-inkjet-printer-201401w_1.0.0-1lsb3.2_amd64.deb
Ocorrerá um erro com as dependências semelhante a esse:
dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de epson-inkjet-printer:
epson-inkjet-printer depende de lsb (>= 3.2); porém:
Pacote lsb não está instalado.
Para corrigir use o comando:
$ sudo apt-get install -f
Para finalizar basta executar o assistente de instalação de impressoras e seguir as instruções para configurar o acesso via cabo ou rede Wi-Fi se estiver habilitada (por exemplo, no Lubuntu 16.10):
É importante notar que a conexão deve ser feita pela "Fila LPD/LPR PASSTHRU" ao invés da padrão que é a "Impressora de rede IPP via DNS-SD".
Não é necessário mudar nada na tela de descrição, basta clicar no botão "Aplicar". O diálogo seguinte permite imprimir uma página de teste e eu sugiro que o faça... e pronto.
Com isso já é possível imprimir normalmente e inclusive usar o scanner com os programas nativos (Simple Scan), inclusive via rede Wi-Fi sem nenhuma configuração adicional.